Detran-RO desenvolve sistemas para facilitar o dia a dia do servidor
A Divisão de Sistemas do Detran-RO, unidade responsável pelo gerenciamento , análise, desenvolvimento e manutenção dos sistemas e banco de dados da Autarquia, vem desenvolvendo, nos últimos meses, uma quantidade significativa de sistemas que estão facilitando o dia a dia dos servidores de vários setores do órgão.
Um dos exemplos é a criação do Sistema de Arrematantes, que permite segurança e agilidade durante os leilões de veículos realizados pela autarquia. Com a implantação desse sistema, a pessoa interessada em participar do leilão já faz o cadastramento antecipado, garantindo assim sua participação e agilidade na homologação do certame. A mudança representa economia de tempo ao usuário e aos responsáveis pela Gerência de Leilão.
Outro setor contemplado este ano foi a Seção de Diárias, que informatizou todo o processo de pedido de diárias antes feitas manualmente. A partir desse novo sistema, o setor desburocratizou seu serviço e ganhou celeridade no trabalho desenvolvido pela Seção.
Vale a pena ressaltar o sistema de Divida Ativa, que garantiu 98% de eficiência para o seu setor, que antes também realizava suas tarefas manualmente. De acordo com o Chefe do Desenvolvimento, Thiago de Souza, no setor de Dívida Ativa, já foi eliminado quase 90% o uso de papel. “ Este sistema beneficiou de várias formas nosso órgão, pois além de agilizar o procedimento antes feito manualmente, garantiu de forma perspicaz na arrecadação do órgão”, pontuou Thiago.
O Chefe de Desenvolvimento explica que antes da implantação do sistema de Divida Ativa eram lançadas ao ano cerca de 2 mil multas, hoje este número é feito por mês. “É nítido o beneficio que o sistema vem trazendo, lembrando que no mês de setembro após um mutirão do setor foram lançados 30 mil multas no sistema”, exortou Thiago.
Algumas novidades estão previstas para serem implantadas ainda este ano, garantindo assim uma melhor execução nos trabalhos de vários setores da autarquia e a população. A ideia principal dos servidores do desenvolvimento é conseguir facilitar ao máximo o serviço prestado pela autarquia, como de quem busca por ela.
Coordenadoria de Comunicação Social