Portal Serviços Detran Rondônia  


Detran divulga programação da Semana do Trânsito

A Diretoria Técnica de Educação de Trânsito do Detran-RO (DTET) divulga a programação da Semana Nacional do Trânsito, que neste ano tem como tema “Seja você a mudança no Trânsito”. As ações acontecerão de 16 a 25 de setembro, em Porto Velho e demais municípios,  com pit-stops educativos, palestras, seminário, e diversas abordagens que possam colocar em discussão com a sociedade a necessidade de mudança de comportamento no trânsito para a preservação de vidas.

As atividades acompanham as recomendações do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para a Década Mundial de Ações Para a Segurança no Trânsito (2011/2020), que visa reduzir as mortes e mutilações no trânsito. Segundo a diretora do DTET, Gildete Miranda, o principal foco é despertar nas pessoas que somente com a mudança de comportamento dos condutores será possível promover a paz que o trânsito necessita.

“O trânsito é uma questão de cidadania e faz parte do dia a dia da sociedade. Dessa forma queremos puxar uma reflexão com toda a sociedade sobre a importância de um novo comportamento mais humano e mais responsável, promovendo uma grande mudança de atitude”, destacou o diretor geral do Detran, José de Albuquerque Cavalcante.

O diretor também explicou que é determinação do governador Confúcio Moura priorizar as ações educativas para sensibilizar e conscientizar a população sobre os altos índices de mortes e feridos diariamente. “Em todo Estado, os educadores do Detran estão trabalhando intensamente para mostrar que a mudança desse quadro crítico depende da mudança de atitude de todos que circulam nas cidades, quer sejam pedestres, ciclistas, passageiros e condutores”, destacou Albuquerque.

Para a coordenadora de educação de trânsito, Ana Valéria Rodrigues Andrade, o tratamento dispensado ao cidadão no trânsito deve ser firmado em uma pessoa com capacidade para tomar decisões e ser responsável por suas atitudes e consequências.

 Informações Adcionais : Gercom 3217-2575/ DTET 3217-2905.