Equipe de Educação de Trânsito realiza palestra em Santa Luzia
A equipe de educação de trânsito da Ciretran de Santa Luzia realizou na ultima segunda-feira (17) palestra na Escola Juscelino Kubitscheck com tema: BLITZ: Quem avisa amigo não é.
Quem nunca recebeu um aviso sobre blitz? Afinal esta é uma pratica bem comum e se manifesta por meios diferentes, seja por mensagem de texto (SMS), por ligação e pelas redes sociais e até aquela famosa “piscadinha” utilizando-se do farol alto do veículo. E com a evolução tecnologica aparecem outros meios, tais como aplicativos; Alguns disfarçados de aplicativo para estacionamento, mas que avisa sobre blitz e outros que nem fazem questões de se esconder em disfarces, levam BLITZ até no nome. O que não só atrapalha a fiscalização como coloca em risco milhares de vidas.
As pessoas costumam dizer: “Ah, nem tem problema só avisei o meu amigo”, segundo Adilson Rodrigues não é bem assim: “Quando você avisa um amigo sobre blitz, ele certamente avisará outro, que avisa um terceiro e que avisa mais alguém, que compartilhará nas redes sociais, e logo todos estão sabendo da blitz; É uma corrente que não tem fim, colocando em risco muitas vidas, inclusive a sua e a de seus familiares.”
Segundo o CTB em artigo 251 os sinais de luz alta devem ser unicamente para alertar sobre perigo na via, e sendo assim dar sinal de luz para alertar sobre blitz é inflação de trânsito de natureza média e sujeita a perda de 4 pontos na CNH. Já o ato de alertar sobre blitz nas redes sociais é considerado crime por “atentado contra a segurança ou serviço de utilidade pública” com pena de Reclusão de 1 a 5 Anos e multa, consoante o Artigo 265 do Código Penal. Segundo Adilson “o Artigo 265 do Código Penal é bastante discutível, mas existem muitos casos em nosso país em que os juízes estão condenando por este tipo de prática. Porém não cabe ao DETRAN legislar, então o que nos resta é mostrar que este tipo de conduta, além de beneficiar motoristas inabilitados, embriagados, pode ainda contribuir para a prática de outros crimes, tais como o tráfico de drogas e armas, os sequestros e os assaltos; Quando você digita uma mensagem informando sobre blitz nas redes sociais, e como se você estivesse apontando uma arma para o seu filho, seu irmão, seu pai e sua mãe”. Então se alguém que se diz seu amigo te alertar sobre blitz, está na hora de repensar esta amizade.
[nggallery id=956]
Coordenadoria de Comunicação Social