Detran discute acordo de convênio com a PM
Em reunião entre a direção do Detran-RO e o Comando da Polícia Militar de Rondônia foram encaminhadas as deliberações para o novo convênio entre as instituições, visando a segurança no trânsito e fiscalizações em todo Estado. Será elaborado em conjunto um plano de trabalho que possa operacionalizar as ações, de forma que sejam intensificadas as fiscalizações da Lei Seca, a operação Cavalo de Aço e outras atividades que garantem paz e segurança no trânsito.
O novo convênio poderá contemplar além de compra de viaturas com os respectivos abastecimentos e manutenções das frotas disponibilizadas pelo Detran à PM. Também a viabilidade de repasses financeiros para diárias de campo.
O Diretor Geral do Detran, José de Albuquerque Cavalcante, propôs contrapartida da PM nas atividades de educação de trânsito, considerando a necessidade de mudar o comportamento dos condutores. Como sugestão apontou a possibilidade de incluir orientações de trânsito nas palestras do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).
O Comandante Geral da PM, coronel Nilton Gonçalves Kisner, destacou a necessidade de ampliar a operação Cavalo de Aço com o efetivo de motopatrulhas da PM, para coibir os assaltos e roubos práticos por marginais que atuam em motocicletas. Também propôs novo plano de trabalho para a operação Lei Seca e demais fiscalizações realizadas pela Companhia Independente de Trânsito e pelos Pelotões de Trânsito existentes em todos os Batalhões.
O Diretor Técnico de Operações do Detran, Hugo Correia, falou da importância do convênio com a PM, pois o Detran precisa da experiência tática dos policias nas atividades realizadas pelas sete equipes fiscalizadoras existentes no interior e na equipe da capital. O Diretor Executivo Administrativo e Financeiro do Detran, João Herinque Paulo Gomes, designou técnicos para estudos sobre a legalidade das propostas para que sejam atendidas na formalidade. A questão de legalidade e formalidade também foi compartilhada pelo sub-procurador do Detran, Fernando Nunes Madeira.
Ao concluir, o Diretor Geral Adjunto, Antônio Manoel Rebello, enfatizou que um convênio dessa natureza requer planejamento detalhado e rigor na execução e no controle. Disse também que, Detran e PM já tem experiência em ações conjuntas, e um novo convênio requer ajustes que possam ampliar as parcerias em todo estado.
Já o assessor da Secretaria de Estado da Segurança Pública, Major James Alves Padilha, sugeriu a criação de um novo plano de trabalho e a inclusão de recursos para a manutenção da frota e para aquisições de outros elementos necessários para as autuações e não previstos em convênios anteriores.
[nggallery id=969]
Coordenadoria de Comunicação Social