Estado quer diminuir violência com cultura e esportes
O vice-governador Daniel Pereira reuniu segmentos do Governo e representantes de federações desportivas para criar um projeto de inserção de adolescentes e jovens, visando diminuir a violência e a criminalidade. A proposta parte de um modelo já em execução pela Vice-Governadoria “PM na Escola”, tendo como base o envolvimento de estudantes em praticas desportivas e culturais. A reunião nesta quarta-feira (01), na sede do Detran-RO, marcou o início de uma mobilização que deve atender inicialmente Porto Velho, Candeias do Jamari e Itapuã do Oeste.
O vice-governador Daniel Pereira destacou que as primeiras escolas a serem beneficiadas serão as que apresentam menores índices no IDEB, com o objetivo de estimular esses alunos para os estudos, tendo como atrativo o que gostam de fazer dentre atividades culturais e desportivas. “Nas escolas onde minha equipe já está atuando, os reflexos na diminuição de violência já são aparentes”, destacou.
Com a ampliação do projeto serão introduzidas orientações de boas práticas no meio ambiente e no trânsito. A proposta é fazer com que os estudantes sejam multiplicadores aos adultos e possam cobrar boas práticas dos pais. Outro ponto preocupante no estado é o narcotráfico e a entrada de armas. Para esse combate serão buscadas parcerias com as Forças Armadas para melhor proteção e controle da fronteira internacional.
Um estudo de viabilidade financeira para o projeto indicará fontes públicas e privadas partindo da unificação e expansão de projetos já em andamento. Também serão buscadas fontes de incentivos fiscais para os patrocínios da iniciativa privada. Para o lançamento do projeto está sendo articulada a vinda dos ministros da Cultura e dos Esportes através de uma intervenção da deputada Marinha Raupp.
O desportista Evaldo Silva, ex-presidente do Genus Futebol Clube, pediu mais sincronia nas ações já praticadas por diversas instituições para que haja melhor rendimento dos projetos. O comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Silvio Luiz Rodrigues da Silva, considerou louvável a inclusão dos desportos para formação da cidadania e deu exemplo do sucesso do projeto Bike Trilha realizado em Guajará Mirim que na última edição reuniu cerca de seis mil participantes.
O superintendente da Secel, Rodnei Paes, considerou que a escola é o melhor local para o desenvolvimento de um projeto desta envergadura, pois torna-se possível atender o público principal formado por adolescentes e jovens, além de agrupar os pais e demais familiares. O diretor geral adjunto do Detran, Antonio Manoel Rebello, enfatizou os projetos educativos já realizados pela autarquia e dispôs a integração desse grande projeto de redução da violência e criminalidade.
Participaram da reunião as equipes da Vice-Governadoria, Secel, Seduc, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Detran, Sesdec, Polícia de Trânsito, e os dirigentes das federações de Futsal, Volei, Basquetebol e das escolinhas de futebol.
Gerência de Comunicação Social