Portal Serviços Detran Rondônia  


Detran-RO promove cerimônia de premiação para nomes de mascotes

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-Ro) promoveu na manha desta terça-feira (30), por meio da Coordenadoria de Educação de Trânsito (CET) cerimônia de premiação dos vencedores do concurso de escolha para os  nomes dos mascotes da autarquia que faz parte do projeto Livro-Carta-Mural.

O projeto que foi criado pelo professor Abel Sidney, é desenvolvido no Estado desde 2009 em diversas instituições e escolas.  O programa Livro-Carta-Mural é um conjunto de materiais e estratégias de natureza lúdica, literária e pedagógica para o incentivo à leitura e produção textual nas escolas, cujo  lema é ler e escrever com prazer.

Cerca de 10 mil pessoas, entre alunos, gestores, técnicos pedagógicos e professores de 17 escolas da rede pública e estadual de Porto Velho participaram das atividades que tiveram inicio em 2014.

A ação foi dividida nas seguintes atividades: palestra motivacional com o tema trânsito; aplicação do material do programa Livro-Carta-Mural ; aplicação das atividades do concurso ( frases e nomes dos mascotes) e oficinas de texto para explorar os temas e reforçar os conceitos de prevenção de acidente  no trânsito.

Dos 10 mil alunos que participaram 12 tiveram suas frases e sugestões de nomes selecionados para a semifinal. A final teve 4 alunos, as cinco melhores sugestões de nomes para os mascotes concorreram de forma aberta no site do Detran, durante os meses de maio a junho de 2015. Com 3007 votos os nomes escolhidos foram: Ligadinho (masculino) e Vidinha (Feminino).

A grande vencedora foi Maysa Ponte Santos, estudante do 6º ano da Escola Santa Marcelina, em 2º lugar ,Harley Morais de Oliveira, 8º ano da Escola São Luiz, em 3º lugar Camila Rayane Batista Souza, 7º ano da Escola Barão dos Solimões e Gabriel do Nascimento, 9º ano da Escola Osvaldo Piana.

Para o Diretor–Geral do Detran, José de Albuquerque, projetos que envolvam crianças e educação são de extrema valia para a sociedade, pois é preciso investir no saber para garantir um futuro de qualidade para a sociedade. “ A educação  é um principio valoroso da cidadania, é preciso educar por meio de ações e incentivos”, disse Albuquerque.

[nggallery id=867]

Gerência de Comunicação Social