Portal Serviços Detran Rondônia  


Operação Lei Seca tem 115 autuações e 43 presos no interior de Rondônia

Durante o ultimo final de semana (19,20 e 21 de junho), a equipe de operações especiais do Detran-RO em parceria com a Policia Militar de Trânsito dos municípios de Jaru, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Ariquemes e Pimenta Bueno estiveram  unidas em uma grande operação de combate aos acidentes provocados pela mistura de  álcool e direção.

“Precisamos intensificar ainda mais nossas operações repressivas e educativas, para que além de punir possamos educar. Nossa politica acredita que por meio da educação mudaremos o cenário do trânsito em Rondônia”, segundo o Diretor-Geral do Detran-Ro, José Albuquerque, é preciso continuar as blitz para conscientizar a população dos perigos que o trânsito pode oferecer.

 Para o Diretor de Operações, Hugo Correia, os números demonstram que a população ainda se arrisca misturando álcool e direção. “Toda operação acentuamos a importância para a sociedade da intensificação da blitz da Lei Seca dentro da política de segurança pública. Cada motorista parado na fiscalização por suspeita de embriaguez é menos chance de um acidente de trânsito acontecer e provocar novas vítimas” pontuou Hugo.

Lei Seca

As regras da Lei Seca consideram ato criminal quando o motorista é flagrado dirigindo com índice de álcool no sangue superior ao permitido pelo Código Brasileiro de Trânsito: 0,34 miligrama de álcool por litro de ar expelido ou 6 decigramas por litro de sangue.

 Nesse caso, a pena é de detenção de 6 meses a 3 anos, multa e suspensão temporária da carteira de motorista ou proibição permanente de obter a habilitação.

Condutores autuados por esse tipo de infração pagam R$ 1.915,40 de multa,  perdem 7 pontos na carteira e têm a CNH apreendida. O valor é dobrado caso o motorista tenha cometido a mesma infração nos 12 meses anteriores.

 Se o bafômetro registrar um índice igual ou superior a 0,05  miligrama de álcool por litro de ar, mas abaixo do 0,34 permitido pelo Código de Trânsito, o condutor é punido apenas com multa.

 No exame de sangue, o motorista será multado por qualquer concentração de álcool, e pode ser preso se tiver mais de 6 decigramas de álcool por litro de sangue.

Gerência de comunicação Social