Detran-RO realiza abertura da campanha Maio Amarelo
O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia-Detran-RO, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria Estadual de Educação, Universidade Federal de Rondônia, Policia Rodoviária Federal, Policia Militar, Corpo de Bombeiros e representantes do setor privado de Porto Velho se reuniram nesta segunda-feira (04/05), para lançamento do movimento Maio Amarelo em Rondônia.
O Maio Amarelo tem por objetivo contribuir para a diminuição dos índices de mortos e feridos no trânsito. Isso considerando que os acidentes de trânsito assumem, no momento atual, o perfil de uma epidemia para a qual deve haver medidas preventivas e combativas. Por este motivo, o símbolo do Movimento é um laço na cor amarela, ressaltando que a segurança no trânsito, a exemplo da Aids e outras doenças, também é uma questão de saúde.
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que acidentes de trânsito são a nona maior causa de mortes no mundo e a primeira causa de mortes entre jovens de 15 a 24 anos. Além do prejuízo humano, os acidentes representam um prejuízo financeiro, tendo em vista que respondem por gastos da ordem de 3% do Produto Interno Bruto (PIB).
“Nossa ideia é mobilizar a sociedade a participar e se conscientizar sobre segurança no trânsito”, segundo o Diretor-Geral do Detran, José de Albuquerque, a autarquia em parceria com o Governo do Estado promovera várias ações em conjunto com a sociedade e empresas para conclamar a população para participar do movimento Maio Amarelo.
As atividades previstas para acontecer ao longo do mês em Rondônia são: abordagens educativas, palestras em instituições de ensino, blitz educativa, reunião pública sobre ordenamento viário e fiscalizações de trânsito.
Além de mobilizar órgãos de trânsito de diferentes esferas (municipal, estadual e federal),O Maio Amarelo articulará escolas das redes pública e privada, universidades públicas e particulares, meios de comunicação, sindicatos, times de futebol e empresas em geral. Qualquer empresa, órgão ou entidade pode apoiar o movimento. A ideia é cada um usar a criatividade para fazer alusão ao Maio Amarelo, dentro de suas possibilidades.
O DETRAN-RO também está pronto para receber sugestões e orientar como pôr em prática ações para o Maio Amarelo. O Órgão também pede que os órgãos públicos e empresas que tiverem monumentos ou torres de transmissão possam iluminá-los de amarelo ao longo do mês: especialmente no dia 25 de maio, eleito como ápice das ações do Maio Amarelo.
Para participar o cidadão ou empresa poderá entrar em contato com a Comunicação Social do Detran :
(69)3217-2575 ou gercom2015@gmail.com.
[nggallery id=739]