Portal Serviços Detran Rondônia  


Licenciamento (CRLV) regularizado evita prejuízos aos proprietários de veículos

Todos os anos precisamos pagar os impostos e taxas referentes aos veículos automotores, para além de garantir nossa segurança, evitar multa e futuros prejuízos. O licenciamento é um dos documentos mais importantes que precisa ser pago e manter sempre em dia. Essa taxa é cobrada de todos os veículos automotores seja carro, ônibus, caminhão ou moto,  servindo para o acesso livre do veículo nas vias públicas, pois através dele que são decretados quais os veículos que estão em condições plenas de circular nas diversas rodovias do Brasil.

 O  Detran/Ro na primeira  semana deste ano, divulgou  tabela com os valores atualizados de todas as taxas emitidas pela autarquia.  Em se tratando de licenciamento, vale ressaltar que ele precisa ser pago independente do Estado.

Além do Licenciamento (CRLV), o condutor também precisa se preocupar com o pagamento do IPVA- Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, que tem como responsável a Secretaria de Finanças do Estado (Sefin). Para que o veículo esteja livre de apreensão ou multa se faz necessário o pagamento desses dois importantes documentos.

Para facilitar o pagamento do IPVA, o governo do Estado manteve as regras do ano passado, que garantem até 10% de desconto para quitação com dois meses de antecedência do vencimento, que tem como base o final da placa.  As placas com final 1,2 e 3, que têm vencimento em 31 de março, é oferecido desconto de 10% para pagamento em cota única até dia 30, último dia útil de janeiro, ou de 5% para quitação até 27 de fevereiro. O valor ainda pode ser dividido em até três vezes, mas sem desconto, com vencimento em janeiro, fevereiro e março. E para os contribuintes que optarem pelo pagamento no mês do vencimento, o valor será integral. Após o vencimento, o veículo que circular pelas ruas e rodovias estará sujeito a multas, inclusive apreensão.

Penalidades

O documento do carro, Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CLRV), é um documento de porte obrigatório. O motorista que dirige sem ele, mesmo que tenha quitado o pagamento do IPVA, está sujeito a multa de R$ 53, 20, recolhimento do veículo e perda de 3 pontos na CNH. Se também não estiver com o IPVA ou licenciamento em dia, perderá 7 pontos da Carteira Nacional de Habilitação – CNH, além de receber multa de R$191,54 e ter o veículorecolhido.

“É importante manter todos os documentos em dias, lembrando que a multa e os pontos da carteira recaem para o proprietário do veículo e não para condutor”, segundo Hugo Guilherme Correa, o Diretor da Diretoria executiva de operações-DEO, é necessário que proprietários e condutores tenham a preocupação de manter regularizado seus documentos.

Gerência de Comunicação