Portal Serviços Detran Rondônia  


Detran participa do 1º grito de carnaval da Fhemeron

Com o objetivo de abastecer o estoque de sangue para atender demandas nos períodos das férias e nos dias de folia,o Governo do Estado em parceria com várias secretarias, lançou na manhã desta quinta-feira (15/01) na capital, o primeiro grito de carnaval. Durante a solenidade de abertura , o Diretor Adjunto do Detran/RO, Antônio Manoel Rebello, que na oportunidade representou a autarquia, falou da importância  da campanha da parceria da instituição. ” Durante os períodos de festas costumam aumentar o números de  internações nas emergências, nós do Detran estaremos não só conclamando para nossos servidores contribuírem na doação de sangue, mas também instruindo nas blitzes quanto aos riscos que a mistura de álcool e direção provoca.”, destacou Antônio Manoel.

De acordo com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) , a média diária de coletas em Porto Velho não ultrapassa 50 bolsas. Agora, com as férias, segundo o Serviço Social do Hemocentro, houve queda significativa nas doações.  A intenção é que a ação seja abraçada por toda a população do Estado  para que o estoque de bolsas de sangue consiga atender toda a população durante o ano todo.

Quem pode doar sangue?

Para ser um doador de sangue, o voluntário precisa estar bem de saúde, levar um documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário estar em jejum. O candidato deve evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e as bebidas alcoólicas 12 horas antes. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsáveis. Mais informações: 0800- 8425744.

[nggallery id=636]

Gerência de Comunicação Social