Semana da Pátria: Ji-Paraná alerta sobre os perigos do trânsito
Com o tema: “Educação para o Trânsito – Respeitando Vidas!”, o desfile de 7 de Setembro, escolas da rede municipal, estadual e particular de ensino de Ji-Paraná mostraram a preocupação com a situação do trânsito neste município e em todo o Estado. Além dos estabelecimentos de ensino, também participaram as Polícias Militar, Rodoviária, Corpo de Bombeiros e Penitenciária. O desfile contou com a presença de várias autoridades, entre elas, o prefeito, Jesualdo Pires; Marcito Pinto (vice), Leiva Custódia (Educação), Plínio Sérgio (2º BPM). Oscar Francisco (juiz da Vara de Trânsito) e Solange Gurgacz, Diretora Geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO).
Durante toda a semana as atividades cívicas da Semana da Pátria foram realizadas em várias repartições, sendo uma delas, no pátio da 3ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) com a participação especial do coral da escola municipal, Jamil Vilas Boas e da Orquestra em Ação executando o hino nacional. Já no sábado, a comissão organizadora em parceria com a Divisão de Educação de Trânsito (DRET/CET/Detran/Ji-Paraná), Empresa Municipal de Transporte Urbano (EMTU) e a Polícia Militar (Ptran), realizou duas blitz educativas.
Na manhã do domingo, o desfile de 7 de Setembro aconteceu na avenida Marechal Rondon próximo do Feirão do Produtor com os participantes levando ao público o tema abordando a atualidade do trânsito na cidade, considerado um dos mais violentos dos últimos anos. Alerta aos respeito à sinalização semafórica, uso do capacete e do cinto de segurança, o não uso do telefone celular quando dirigindo, o respeito recíproco entre condutores, e especialmente o respeito á faixa de pedestres e estacionamento exclusivo para deficientes e idosos, foram lembrados.
Presente na solenidade a diretora do Detran Solange Gurgacz agradeceu a prefeitura de Ji-Paraná, através da secretaria de Educação (Semed), principalmente, a comissão organizadora em ter apresentado o trânsito como tema, pela primeira vez, nas atividades da Semana da Pátria. “São ações como estas que conseguiremos salvar muitas vidas, levando conscientização aos nossos condutores pedestres. Ela lembrou que desde 2011 o Detran já assinou convênios com 47 prefeituras, repassando recursos para serem investidos na melhoria da sinalização. “É preciso a participação de todos. É preciso união de todos os órgãos para que possamos conseguir alcança a meta da Organização das Nações Unidade/ONU que é diminuir em 50% os índices de acidentes, especialmente, no tocante as mortes no nosso trânsito”, concluiu.
[nggallery id=555]
Gerência de Comunicação Social