Operação Lei Seca comemora 2 anos em Rondônia

Para comemorar os dois anos de implantação da Operação Lei Seca no Estado de  Rondônia, o Detran, através de sua Gerencia de Qualidade organizou na manhã desta quinta-feira (03/04) no auditório do Ministério Público em Porto Velho, palestras educativas com a presença da coordenação da Lei Seca do Estado do Rio de Janeiro e também com o coordenador de estatísticas da autarquia.

Cerca de 200 pessoas, estavam presente no evento, dentre agentes municipais de trânsito, funcionários do Detran e a sociedade ligada ao trânsito, puderam compartilhar um pouco mais dos conhecimentos adquiridos ao longo da implantação da operação nos dois estados brasileiros.

“Precisamos da colaboração de todos, para juntos mudarmos o comportamento da sociedade”, com esta frase o Major Andrade, palestrante e coordenador-geral da Operação Lei Seca no Rio de Janeiro, deu inicio a sua palestra, que além de apresentar dados com base em números que demonstram expressivamente a redução de acidentes automobilísticos envolvendo pessoas alcoolizadas no Estado do Rio de Janeiro, também mostrou que a sociedade organizada pode fazer a diferença na conscientização da população. “Não é uma missão fácil, nós que estamos à frente, temos um trabalho sacrificante, porém nossa missão é preservar vidas, inclusive a nossa”, disse o Major Andrade.

Para falar um pouco mais sobre os riscos que podem ocorrer  quando se  mistura  álcool e direção, a equipe do Major Andrade, trouxe uma agente de transito vitima de acidente, que relatou um pouco da realidade de quem vê sua vida mudar por completo depois de ser protagonista de um acidente de carro. “ É importante que a sociedade se conscientize da responsabilidade de dirigir, principalmente após ingerir bebidas alcoólica. Minha vida mudou completamente e não posso voltar atrás , porém me vejo na obrigação de repassar minha história, para ajudar a mudar a realidade em nosso país”, concluiu Fernanda .

Em clima de despedida, Airton Gurgaz – Diretor-Geral do Detran/RO, agradeceu a toda equipe da autarquia que abraçou a causa no Estado, ajudando não só salvar vidas mas conscientizar a população de que é necessário respeitar a legislação de trânsito. “Ao longo desses quase quatro anos a frente do Detran, através de parcerias fundamentais pudemos mudar um pouco da realidade vivida em nosso Estado, mesmo com um número reduzido de servidores e junto com a Cia de Trânsito,Polícia Militar e Semtran, trabalhamos rigorosamente para que os número sde acidentes de trânsito fossem reduzidos. Fico feliz em deixar a “casa” organizada e empenhada em realizar a missão de trabalhar em prol de um transito mais seguro”, finalizou Gurgacz.

Gerência de Comunicação social