Portal Serviços Detran Rondônia  


CET realiza Encontro Pedagógico em Cacoal


Na semana passada a Coordenadoria de Educação para o Trânsito realizou o Encontro Pedagógico com 150 educadores inscritos, dentre eles instrutores de surdos.

As atividades desenvolvidas nos dois dias do Encontro tiveram como objetivo principal capacitar educadores para serem multiplicadores de ações educativas no trânsito. Visa-se a disseminação de conhecimentos dentro do espaço escolar que resulte em mudança de comportamento e, consequentemente, num trânsito mais humano e seguro.

Durante a semana, além dos dois dias de encontro voltados para os Educadores, a equipe do CET juntamente com servidores das CIRETRANS de Jarú, Ouro Preto, Castanheiras e Espigão do Oeste realizaram nas escolas palestras educativas para alunos do Ensino Médio e Fundamental. “Com o aumento de 9% da frota de veículos na cidade de Cacoal no período de 2010 à 2011, é relevante que a Educação de Trânsito seja disseminada com mais afinco pelos educadores e por nós do DETRAN através do CET. A educação para o trânsito esta prevista no Código de Trânsito Brasileiro/CTB é de direto de todos os cidad

ãos,” afirma a Coordenadora da Educação de Trânsito.

O evento contou com a parceria da SEMTRAN, da Coordenadoria de Educação de Cacoal/SEDUC, Ministério Público, Policia Federal dentre outros. “Um agradecimento especial ao Sr. Abel Sidney que colaborou como palestrante, tratando da Educação de Trânsito como um tema transversal,” agradece Gildete Alencar Coordenadora da CET.

Cacoal foi o primeiro município que num evento como este contou com a participação de instrutores de surdos. Durante os dois dias do Encontro as palestras foram traduzidas simultaneamente a eles. São instru

tores contratados pelo Estado, dão aulas de libras nas escolas e para a comunidade que se interessar. São todos formados em Pedagogia e alguns deles são pós graduados. O interesse dos mesmos é de extrema valia e um exemplo a se seguir pelas demais cidades.

A pedidos colocaremos aqui, juntamente com este post, o Símbolo Internacional de Surdez pois o mesmo é de conhecimento de poucos.

A utilização do símbolo é prevista pela Lei 8.160, de 8 de janeiro de 1991, que determina sua colocação em todos os locais de acesso aos surdos.

CONDUTORES COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA

A utilização do símbolo no veículo, é facultativo e voluntário, tem como objetivo alertar aos demais condutores a presença de pessoa com deficiência auditiva ao volante. Devendo, o símbolo, ser fixado no vidro traseiro do veículo, para informar que qualquer solicitação deve ser feita por meio dos faróis altos.

O adesivo também pode ser colocado no vidro dianteiro, para facilitar a identificação por agentes de trânsito e demais autoridades de trânsito no momento da abordagem.

Gerência de Comunicação Social

[nggallery id=107]