Equipe do RENAINF e CIATRAN realizam blitz repreensiva
No período de 17 de junho a 01 de julho de 2012, a equipe de fiscalização de trânsito do DETRAN em parceria com a Companhia Independente de Trânsito – CIATRAN realizou uma blitz repressiva nas vias públicas dos municípios de Costa Marques, São Domingos, São Francisco do Guaporé, Serigueiras, São Miguel do Guapore e Alvorada do Oeste.
Em 15 dias de fiscalização, os ficais de trânsito expediram 1.215 autos de infração de trânsito, sendo os mais incidentes nos Art. 167-1 “Deixar o condutor de utilizar o cinto de segurança” e no art. 230 IX “Equipamento de segurança ineficiente”.
Segundo o chefe da equipe de viagem do RENAINF/DETRAN-RO (Registro Nacional de Infrações de Trânsito) Edson Luiz Klingenfus, “o que foi observado nesses quinze dias, nessa região do Vale do Guaporé, no quesito segurança a população não atende o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Por aqui, para a população, é normal, faz parte da cultura deles a não utilização do cinto de segurança, capacetes com a jugular solta e viseira levantada, acho que por ser cidade pequena.”
Nas cidades que foram fiscalizadas à documentação de licenciamento e regularização de documentos de porte obrigatórios, em sua maioria estão dentro dos prazos. Sendo o índice de inadimplência, se comparado a capital, muito pequeno. Placas com final 0 (zero) já estão licenciadas desde o inicio do ano.
As blitzes têm o objetivo de diminuir a inadimplência dos condutores quanto à documentação e a utilização dos equipamentos de segurança, que, se observa ser pouco utilizado no interior. “As pessoas daqui, do interior, pensam que só é necessária a utilização dos equipamentos de segurança quando forem sair numa rodovia e, no perímetro urbano não utilizam. Por mais que sejam municípios pequenos e de pouco movimento de trânsito, acidente é acidente em todo lugar e eles acontecem quando menos se espera”, diz o ASP OF PM Adenilson Silva Chagas.
A população esta acostumada ao cotidiano sem uma fiscalização contínua sem a cobrança devida as observâncias da Lei. Mesmo com as blitzes educativas, os condutores de hoje dão importância quando entram na blitz, porém, quando saem, o cinto e demais cuidados pela segurança são postos de lados. “As blitzes educativas vai influenciar futuros, ou seja, a juventude e crianças de hoje vão se tornar bons condutores, pois estão sendo educados para isto. Hoje, os condutores entram numa blitz educativa aqui, e ali continuam com os mesmos maus costumes. Enquanto não são penalizados não deixam o mau hábito. Sendo assim, as blitzes repreensivas continuarão e as educativas também”, comenta Airton Pedro Gurgacz, Diretor Geral do DETRAN.
Alvorada do Oeste foi o município com maior índice de infrações, sendo a ultima operação feita Sábado à noite nos moldes da “Lei Seca”. Onde se encontrou um índice de embriaguez quase igualitário ao da capital, com 21 (vinte e um) autos de embriaguez e 9 (nove) pessoas presas na delegacia local.
“Vocês estão de parabéns, estou observando a equipe e vejo que estão “pegando” geral, não estão priorizando ninguém. E acho que é assim que deve ser, se aqueles que deveriam dar exemplo e que não dão, quando pegos numa blitz assim, vemos que a lei é para todos”, comenta Rubens Dias Pereira, Freteiro e morador de Alvorada do Oeste.
A fiscalização nos municípios ocorre desde o começo do ano, com cronograma pré-estabelecido e aprovado pela direção-geral. Sendo aplicada a Lei Nº 11.705, de 19 de junho de 2008.
Gerência de Comunicação Social
[nggallery id=80]