Portal Serviços Detran Rondônia  


Autoridades firmam parceria para Fiscalização e Educação no Trânsito em Rolim de Moura

Setores da segurança de Rolim de Moura aliado á outros órgãos e entidades do setor público estão se mobilizando para que seja implantado no município o Programa Educativo de Trânsito – PROETRAN, dentro de uma ação proposta pelo 1º Seminário de Segurança Pública, realizado no ano passado.

O Delegado Regional Renato Morari esclareceu que em novembro de 2011 foi realizado no município um seminário que discutiu a segurança em Rolim de Moura, e dentre os eixos de debate, foi o trânsito, que tem tirado muitas vidas nos últimos anos. Nos últimos dez dias, 6 pessoas perderam a vida, vitimas de algum acidente de trânsito. Ele declarou que na maioria das cidades por onde já atuou, os problemas relacionados ao trânsito, são os mesmo de Rolim de Moura.

De acordo com o delegado no primeiro semestre de 2011 apenas uma morte ocorreu e no mesmo período deste ano, já foram registrados 8 mortes. Estes números ultrapassam os dados aceitáveis para uma cidade com 250 mil habitantes. A imprudência, de acordo com Morari, é a principal causa dos acidentes registrados. De acordo com ele muito falta ainda no que se refere à sinalização, entretanto, se as pessoas fossem mais atentas às pistas e as leis de trânsitos, certamente estes números seriam menos alarmantes.

O Chefe da CIRETRAN, Sr. Mharlos Waltrick ressaltou a falta de fiscalização do trânsito, “a sensação de impunidade faz com que os maus condutores desrespeitem a sinalização e causem acidentes, e o DETRAN, juntamente com a Polícia Militar e o COMTRAN, vai intensificar a fiscalização de trânsito com blitz repressiva a partir do dia 1º de Julho, visando diminuir o desrespeito no trânsito’’.

A frente do comando da PM do município há alguns meses, o Tenente Marcos Frá destacou que alguns passos já foram dados rumo a melhoria na sinalização de trânsito. O Comandante disse ainda que os tramites da sinalização está bastante adiantado, entretanto, lembrou que é obrigação do usuário estar atentos a imprudências ou negligencias do trânsito. Os cuidados em cruzamentos, disse Marcos Frá, são fatores que podem contribuir muito com a segurança no trânsito. O aumento da frota de veículos também tem colaborado com estes índices.

A conscientização dos condutores tirando um pouco o pé do acelerador, respeitando as legislações de trânsito e dirigindo com maior cautela, são requisitos importantes para a melhoria no dia-a-dia. A criação da Coordenadoria Municipal de Trânsito – COMTRAN e os convênios que envolvem a prefeitura o DETRAN e a Policia Militar, são necessários para que possa haver uma fiscalização mais efetiva, possibilitando inclusive a realização das blitz repressivas. O comandante lembrou que destas ações, apenas os agentes municipais de trânsito, estão disponíveis em Rolim de Moura

Gerência de Comunicação Social

[nggallery id=73]