DETRAN e CIATRAN fiscalizam seis municípios do Cone-Sul
No período de 30 de janeiro a 12 de fevereiro do corrido ano, a equipe de fiscalização de trânsito do DETRAN em parceria com a Companhia Independente de Trânsito – CIATRAN realizou uma blitz repressiva nas vias públicas dos municípios de Vilhena, Colorado D’Oeste, Cerejeiras, Cabixi, Corumbiara e Pimenteiras D’Oeste.
Em 14 (quatorze) dias de fiscalização, os ficais de trânsito expediram 817 autos de infração de trânsito, sendo os mais incidentes nos Art. 230 XVI – Conduzir veículo com vidros total ou parcialmente cobertos por películas refletivas ou não, painéis decorativos ou pinturas; só nesse artigo foram 535 autos. Lembrando que o uso de película só é permitido, segundo a Resolução Nº 254 de 26 de outubro de 2007, a inadimplência ao uso correto da graduação de escurecimento acarreta ao condutor uma multa Grave e o acumulo de 5 pontos na carteira.
“O objetivo das blitzes é diminuir os acidentes de trânsito. A maioria dos condutores abordados tem toda a sua documentação em dia, mas no que tange à película, o seu uso está incorreto na maioria dos casos”, diz o Diretor Executivo de Operações, Hugo Correa.
A Operação “Trânsito Vivo”, realizada pelos agentes de trânsito, colocou em pratica a nova Lei 11.705, a chamada “Lei Seca”, que altera dispositivos da Lei nº 9.503 de setembro de 1997, mais precisamente o Art. 165, proibindo os condutores de dirigir sob influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência. Na operação, 29 condutores foram flagrados com o nível de álcool acima do permitido, pra estes foram aplicadas multas no valor de 957 reais, suspensão do direito de dirigir e documento recolhido.
Com um cronograma já estabelecido para o ano, o DETRAN juntamente com a CIATRAN realizará blitz em todo o Estado.
Gerência de Comunicação Social
[nggallery id=20]