Portal Serviços Detran Rondônia  


DETRAN divulga balanço das campanhas educativas

De acordo com a Coordenadora de Educação de Trânsito – CET, autarquia atendeu todos os municípios do Estado e vai massificar campanhas para o próximo ano.

 

Em atendimento a resolução da organização das nações unidas (ONU), que estabelece um planejamento mundial contra acidentes no trânsito, o DETRAN-RO, através da Coordenadoria de Educação de Trânsito – CET, realizou levantamento das ações que ocorreram neste ano.

Dentre as atividades educativas, a Coordenadora Gildete Alencar, dirimiu um novo modelo de gestão, visitando cidades pólos do Estado,verificando as necessidades de cada regional para ações que diminuam os índices de acidentes no trânsito formando multiplicadores para atuarem nas localidades. “Realizamos cinco encontros pedagógicos. Os orientadores e supervisores educacionais dos municípios de Guajará-mirim, Pimenta Bueno, Vilhena, Ariquemes e Ji-paraná, receberam treinamento técnico para disseminarem em sala de aula conteúdos relacionados ao trânsito, sendo esses, parceiros do DETRAN para levarem aos alunos a mensagem por um trânsito seguro, consciente e responsável”, afirmou a Coordenadora.

Além de encontros pedagógicos, as demais localidades do Estado realizaram palestras educativas, blitzes, pit stop, tanto em instituições de ensino, quanto na administração privada.

Através da CET, grandes eventos de Rondônia como Expovel, Expojipa, Expoari, Expoagro, Flor do Maracujá e outros, receberam uma equipe de educadores que orientavam a população sobre as boas condutas nas vias públicas e uso de itens de segurança que são obrigatórios.

A equipe de educação realizou a I caminhada pela paz no trânsito em vários municípios, estas ações fizeram parte da semana nacional de trânsito, que contou também com palestras exclusivas aos profissionais que conduzem passageiros, como mototaxistas, além de intensificação de palestras educativas nas escolas e reuniões com parceiros do DETRAN como os Centro de Formação de Condutores – CFC’s e Auto Escolas.

Foi instituído o comitê estadual de segurança viária, onde este, desenvolverá políticas que   permitam o poder público consolidar-se cada vez mais no seu papel indutor de promover a preservação de vidas, garantindo o amplo processo democrático na construção de políticas públicas envolvendo a participação dos entes do Sistema Nacional de Trânsito, Representações dos Poderes Executivo e Legislativo, Ministério Público, Sociedade Civil e Entidades Colegiadas, para o estabelecimento de compromissos para um trânsito mais seguro.

O vice-governador, Airton Gurgacz, que também responde pelo cargo de Diretor-geral do DETRAN, apontou os diversos públicos que a coordenadoria trabalha. “É importante lembrar que a CET tem abordagens para todos os públicos de acordo com a faixa etária. Crianças, adolescentes, adultos recebem a mensagem pela educação de trânsito, alcançando um importante fator para a diminuição de ferimentos e mortes nas vias de Rondônia”, conclui.

Para que as atividades educativas estejam em foco nos municípios é necessário que as prefeituras trabalhem em conjunto com as CIRETRAN’s. “O DETRAN está presente em todos os municípios e distritos do Estado, que além de prestar serviços finalísticos ao cidadão, conta com uma equipe que trabalha educação de trânsito. É importante que os prefeitos procurem os nossos chefes em cada localidade para que o alcance seja total. Fóruns, encontros, reuniões, mesas redondas, blitzes são alguns dos pontos estratégicos que vamos continuar trabalhando no próximo ano, onde contamos com o apoio da conscientização da sociedade em geral para que esses altos índices reduzam pela metade, conforme meta estabelecida”, finalizou o Diretor-geral Adjunto Coronel PM João Maria Sobral de Carvalho.

Gerência de Comunicação Social