Portal Serviços Detran Rondônia  


Ji-Paraná: Mesa redonda discute a situação do trânsito

Para saber a real situação do trânsito no município, uma Mesa Redonda foi realizada na manhã de quinta-feira, 22, no plenário da Câmara de Vereadores de Ji-Paraná. O evento foi coordenado pela Circunscrição de Trânsito (3ª Ciretran) e contou com a participação de diversas autoridades, entre elas, o deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Padre Tom. O evento fez parte da programação da Semana Nacional do Trânsito.

Participaram da Mesa Redonda os representantes da delegacia de Polícia Rodoviária Federal (PRF), Zózimo Ivan; Empresa Municipal de Transporte Urbano (EMTU), Marion Mello; João Magalhães, Polícia Militar, presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Ji-Paraná, advogado Jacinto Dias; Associação Comercial e Industrial (Acijip), Alexandre Dartiballi; Federação das Associações das Indústrias e Comércio de Rondônia (Facer), Marcinto Pinto; vereadora, Márcia Regina; deputado federal, Padre Tom (PT) e Adilson dos Santos (Ciretran/Ji-Pr).

Durante a Mesa Redonda, várias propostas e estatísticas foram apresentadas pelas as autoridades. O presidente da EMTU, Marion Mello lembrou que até dezembro próximo o município de Ji-Paraná contará com mais de 66 mil veículos. Ele também lembrou que a cada rua ou avenida pavimentada chegam, em média, cinco pedidos de construção de quebra-molas. Para ele, o que mais contribui para as ocorrências de acidentes de trânsito, é a pressa, e somente com uma fiscalização mais intensificada será possível diminuir esses índices.

Para o deputado federal, Padre Tom, autoridades devem pensar mais nas pessoas, em vez de se preocupar em vender veículos. “Hoje pouco se acha calçadas e ciclovias para as pessoas, o que ajudaria na sua locomoção e até na própria saúde”, lembrou. Outra sugestão dada foi do presidente da Facer, Marcinto Pinto. Ele fez questão de cobrar das autoridades mais investimentos na infraestrutura da cidade. “Precisamos melhorar urgentemente a nossa infraestrutura”, alertou.

Outro presidente, Alexandre Dartiballi da Acijip pediu urgência da municipalidade na revitalização da avenida, Brasil considerada a principal via de acesso do segundo distrito de Ji-Paraná. Ele defende revitalização desta avenida, além da mudança do transporte público (ônibus, táxi e mototáxi) para a rua, Manuel Franco como a melhor maneira de fluir melhor a trafegabilidade.

Agradecimentos

Ao final da Mesa Redonda, várias propostas foram apresentadas. O chefe da Ciretran de Ji-Paraná, Adilson dos Santos agradeceu á todos os participantes do evento, e em especial aos servidores do órgão. Adilson disse ainda que desde que assumiu a chefia vem trabalhando no sentido de contribuir para um trânsito mais seguro e humano. Ele lembrou que uma das determinações do vice-governador e diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RO), Airton Gurgacz é que a Ciretran local sempre trabalhe em parceria com os demais órgãos ligados ao trânsito. “Nós também estamos nos adequando, melhorando os nossos serviços sempre com o intuito de contribuir com um melhor trânsito da nossa cidade”, finalizou.

Confira fotos:

Gerência de Comunicação