Portal Serviços Detran Rondônia  


Fiscalização do DETRAN na Zona da Mata coíbe infratores

Em 3 dias de operações do DETRAN e Companhia de Trânsito, foram lavrados 330 autos.

 

 

O DETRAN, em parceria com a Companhia Independente de Trânsito – CIATRAN, iniciou no último dia 05, mais um ciclo de fiscalização nas vias públicas do Estado.

A equipe de sete policiais e quatro agentes do órgão já percorreu os municípios de Rolim de Moura, Santa Luzia, Alta Floresta e Alto Alegre dos Parecis. “Detectamos em Rolim de Moura um trânsito caótico e preocupante, cerca de 30% da frota está irregular, ou seja não pagam seus impostos”, disse o Capitão Alberto.

Número preliminares da operação

Foram autuados 330 infratores, as mais freqüentes são por deixar de usar cinto de segurança, equipamento obrigatório inoperante e cobertura total por película. Foram removidos 23 veículos e 25 CNHs recolhidas, além de 4 prisões.

Nesta ciclo, o número de pessoas embriagadas surpreende a equipe, dados da PRF informam que quem for flagrado sob efeito de álcool de 0,1mg a 0,29 mg de álcool por litro de ar expelido é enquadrado no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB): comete infração gravíssima (7 pontos na CNH), com penalidade de multa (R$ 957,70) e suspensão do direito de dirigir por 12 (doze) meses. O veículo ainda fica retido até que apresente outro condutor habilitado e em condições de dirigir.
Porém, aquele condutor que atingir o limite de 0,30 mg comete também crime de trânsito, pelo artigo 306 do CTB, que prevê penas de detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.

De acordo com o Diretor-geral Adjunto do DETRAN, Coronel PM João Maria Sobral de Carvalho, as ações do DETRAN são firmes e devem continuar. “É fiscalizando que mapeamos os grandes problemas de trânsito nos municípios. A equipe de fiscalização opera de acordo com os preceitos fundamentais das normas inseridas no código de trânsito brasileiro e vamos encaminhá-la em todas as regiões do Estado”, afirmou Carvalho.

 

Gerência de Comunicação Social